Uma das finalistas no concurso das 7 Novas Maravilhas da Natureza, que foi votado pela internet, foi a Gruta de Jeita: um complexo de duas cavernas interligadas, formadas de pedra calcária cárstica, e que totalizam 9km de comprimento.

Símbolo nacional do Líbano, as grutas ficam no valle de Nahr al-Kalb, em Jeita (18km a norte de Beirute).

Quase ninguém sabe, mas a gruta inferior foi habitada na pré-história! Ela foi descoberta em 1836, pelo reverendo William Thomson, e os visitantes entram em pequenos barcos, já que está submersa por canais de um rio subterrâneo que abastece mais de 1 milhão de libaneses com água potável.

Formação da gruta inferior. (c) Jeita Grotto

 

As galerias superiores, com formações calcárias, rochosas, foram descobertas em 1958. Foi feita a ligação entre elas, então, com um túnel de acesso e passadeiras para que o público visite sem alterar a paisagem natural.

Formação da gruta superior. (c) Jeita Grotto

 

A caverna superior tem 2km de extensão, mas os visitantes tem acesso apenas por 750m.

A parte alta desta caverna tem a maior estalactite do mundo. Ela é composta por uma série de divisões, com picos de até 120 metros de altura. É um trabalho de erosão de milhões de anos.

 

Veja no mapa do local a disposição das cavernas:

(c) Jeita Grotto

 

Há 7 anos atrás, uma nova galeria de 33 metros de profundidade foi descoberta no local.

Importante saber

No inverno, as visitas à Gruta de Jeita são limitadas, uma vez que o alto nível das águas torna impossível a navegação. Se estiver no Líbano durante a estação, é bom checar antes se o local está aberto no dia que deseja visitar.

Ah! Não é permitido fotografar dentro das cavernas. Todos os equipamentos eletrônicos e fotográficos são coletados na entrada e guardados em um guarda-volumes.

Como chegar à gruta

Ao chegar no complexo da Gruta de Jeita, o público pega um trenzinho e depois um teleférico. O caminho é uma atração à parte, com vegetação fechada e cortada pelo rio.

Também há outras atrações ali, como um Mini Zoológico, jardins, esculturas, um restaurante, lanchonete, e lojas de souvenirs tradicionais.  

Além disso, também é possível assistir a um filme sobre o ponto turístico em um teatro. O documentário tem duração de 21 minutos e é apresentado gratuitamente de hora em hora.

A narração é em inglês com legendas em árabe.

(c) Jeita Grotto

 

Ingresso e horário de funcionamento

O complexo funciona de terça-feira à domingo, sempre das 9h às 17h, e fecha às segundas-feiras.

Conforme já te contamos, no inverno a gruta inferior fecha por alguns dias devido ao nível alto da água. Durante a estação, é recomendado conferir se está aberta antes de ir até lá, para não perder a viagem.

Crianças até 4 anos não pagam para entrar na Gruta de Jeita. O valor para crianças de 5 a 10 anos é L.L. 10.270, ou seja, cerca de US$ 7. Adultos pagam L.L. 18.315 no ingresso, aproximadamente US$ 13.

O valor do ingresso cobre a entrada no complexo, o uso dos teleféricos, trenzinho, visita às duas cavernas, aos jardins, mini zoológico, e ao teatro para assistir o filme sobre a gruta.

Gruta de Jeita e a Guerra Civil

Depois de 15 anos de guerra civil no Líbano, toda a estrutura da Gruta de Jeita ficou destruída.

As instalações do teleférico, o estacionamento, e os restaurantes foram atingidos.

O Ministério do Turismo então, com o objetivo de revitalizar o local, contratou uma empresa chamada Mapas Co. para reconstruir o local.

A Mapas Co. reconstruiu, expandiu e modernizou a Gruta de Jeita, além de tornar as cavernas acessíveis para visitação.

Em 1 ano e 4 meses as obras foram concluídas. Milhões de dólares foram investidos para que a chamada 8ª Maravilha do Mundo pelos libaneses fosse enfim reaberta, em 16 de julho de 1995.

Hoje em dia, os gastos com a Gruta são cobertos com 60% do valor arrecadado com ingressos. Os 40% restantes são divididos entre o governo Libanês e a Mapas Co.

Sobre o Autor

Avatar

Vinda de família libanesa, Stephanie Haidar cresceu ouvindo falar da cultura e história do Líbano. Aos 22 anos aventurou-se a explorar o país por conta própria e apaixonou-se, o que a incentivou a voltar ano seguinte para conhecer ainda mais e compartilhar com os leitores do Partiu Líbano as dicas, experiências e informações essenciais para uma viagem inesquecível!

Matérias relacionadas