Uma das universidades mais tradicionais do Líbano está entre as 20 vencedoras do prêmio de U$ 1 milhão do AI Impact Challenge, do Google. Estamos falando da Universidade Americana de Beirute (AUB), que concorreu com 2.600 outros projetos de 119 países.

A iniciativa permite que a instituição lance projeto de tecnologia e inteligência artificial. Quem anunciou os vencedores foi a vice-presidente do Google e presidente do Google.org, Jacqueline Fuller.

“Recebemos milhares de inscrições no Google AI Impact Challenge e estamos empolgados com o fato de a Universidade Americana de Beirute ter sido selecionada para receber financiamento e experiência do Google.”

O projeto vencedor terá direito a um fundo de U$ 25 milhões, além de créditos, consultoria do Google Cloud, e treinamento com especialistas da AI do Google.

O projeto

Na universidade em Beirute, a equipe selecionada recebeu U$ 1 milhão para lançar o Projeto de Preservação da Água, que propões o uso de inteligência artificial como ferramenta específica para agricultores do Oriente Médio e África irrigarem campos nos melhores momentos, consequentemente economizando água.

Esse projeto da AUB planeja usar modelos automatizados para determinar como computadores lidam com imagens térmicas de satélites, dados climáticos, etc.

Dessa forma, será estimada a quantidade de água necessária para irrigar plantações em períodos específicos, e o método pode ser aplicado em todo o setor agrícola.

Projeto da AUB pretende economizar água no setor agrícola. Foto: DAI

Com a análise feita pelos computadores, os dados da quantidade de água utilizada e o cronograma proposto são enviados aos agricultores através de um aplicativo de celular, ou direto para o dispositivo inteligente que controla o sistema de irrigação.

A tecnologia desenvolvida pela equipe da AUB pode tornar a irrigação inteligente mais acessível aos pequenos agricultores do Líbano, assim como regiões áridas e semi-áridas do mundo.

Clique aqui para conhecer a iniciativa Rio-Beirute, do Consulado Geral do Líbano no RJ!

Quem lidera?

A equipe vencedora da AUB  é composta por 4 professores de diferentes faculdades:

  • Professora Fatima Abu Salem (Ciência da Computação, Faculdade de Artes e Ciências): líder do componente AI e ML do projeto.
  • Professor Hadi Jaafar (Agricultura, Faculdade de Ciências Agrárias e Alimentares):  líder do projeto em geral.
  • Professor Samer Kharroubi (Nutrição, Faculdade de Ciências Agrárias e Alimentares): líder do componente de modelagem e análise estatística.
  • Professor Mazen Saghir (Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, Maroun Semaan Faculdade de Engenharia e Arquitetura): líder dos sistemas de informação e Internet das Coisas.

Três deles já estão em São Francisco, nos Estados Unidos, junto com as outras 19 equipes vencedoras.

Lá, vão mergulhar nos projetos com especialistas em inteligência artificial do Google e gerentes de projetos, além é claro dos especialistas da aceleradora do Google, a Launchpad Accelerator.

Sobre a iniciativa

O Google AI Impact Challenge foi lançado pelo Google.org, uma divisão do Google, e é considerado uma “chamada aberta” para organizações sem fins lucrativos, empresas sociais e instituições de pesquisa em todo o mundo para enviar projetos de inteligência artificial para ajudar a enfrentar desafios sociais e ambientais.

Você conhece a tradição de ler a borra do café? Leia aqui!

Sobre o Autor

Avatar

Vinda de família libanesa, Stephanie Haidar cresceu ouvindo falar da cultura e história do Líbano. Aos 22 anos aventurou-se a explorar o país por conta própria e apaixonou-se, o que a incentivou a voltar ano seguinte para conhecer ainda mais e compartilhar com os leitores do Partiu Líbano as dicas, experiências e informações essenciais para uma viagem inesquecível!

Matérias relacionadas