Já é de conhecimento de todos que há mais libaneses vivendo fora do Líbano do que dentro dele. Também é fato que, no Brasil, a colônia libanesa é enoooooooooorme, sem contar a de outros povos que também falam árabe.

Por isso, reunimos aqui as 5 palavras árabes mais usadas no Brasil. Aproveita e anota no seu glossário, pra quando você visitar o Líbano. Partiu?

1- Yalla!

Yalla ou Yallah inicialmente funcionava como Ya Allah (O Deus), e expressava um chamado por ajuda divina em situações desesperadas ou por uma ação que estamos prestes a tomar, mas também para expressar nossa frustração em alguma coisa.

Hoje em dia, é utilizada para encorajar, como “Vamos!”.

2- Marhaba

Muito simples, significa “oi!“. Pois é.

3- Habibi

Alguns acham que estamos falando do restaurante de fast food árabe, Habib’s, mas não. A palavra Habibi significa meu amor!

E falando em Habib’s, já viu o vídeo da família de libaneses comendo esse fast food pela primeira vez? É hilário! Clique aqui e confira. 

4- Walla!

É uma expressão de surpresa! Quando você conta alguma coisa muito chocante, os libaneses respondem “Walla!”, que pode ser traduzido como “Não diga!” ou então “Jura?”.

Pra sacar bem o espírito da coisa, olhe bem pra coruja e imagine-a dizendo “WALLA!!!”

5- InshAllah!

Quem é que não se lembra da Khadija, da novela O Clone, dizendo a famosa frase “InshAllah, muito ouro!”? Pois bem, é uma das palavras mais usadas, e significa “Se Deus quiser”, ou “Se Allah quiser”.

Resultado de imagem para khadija o clone

(Bônus) – Chu?

“Chu?”, ou “Shou?” é o mesmo que “O quê?”, em árabe.

Aprenda Árabe!

Se você quer aprender outras palavras e se aprofundar no árabe, indicamos a professora Karen! Ela dá aulas por Skype, com horários flexíveis!

O contato da Prof. Karen que ensina árabe online é +55 (11) 95300-7776, você pode chamar no WhatsApp e conhecer o método. Também é possível entrar em contato com ela pelo Facebook, basta clicar aqui. Sério, não tem jeito melhor de você aprender o árabe e praticar a pronuncia!

Partiu aprender!

Sobre o Autor

Avatar

Vinda de família libanesa, Stephanie Haidar cresceu ouvindo falar da cultura e história do Líbano. Aos 22 anos aventurou-se a explorar o país por conta própria e apaixonou-se, o que a incentivou a voltar ano seguinte para conhecer ainda mais e compartilhar com os leitores do Partiu Líbano as dicas, experiências e informações essenciais para uma viagem inesquecível!

Matérias relacionadas