Se eu te perguntar sobre um produto libanês de qualidade, o que vem a sua mente? Quibe, esfiha, azeite, doces? E se nós te disséssemos que o Líbano vem se destacando na produção cinematográfica e também nas séries televisivas!?

Nos dois últimos anos, o Líbano esteve entre os concorrentes na categoria de filmes estrangeiros do Oscar e, apesar de não ter vencido, chegou nas duas edições entre os favoritos com os filmes “O Insulto” e “Capharnaum” em 2018 e 2019, respectivamente.

Veja aqui as influências libanesas no Oscar 2019!

Mas se você é fã de seriados e é assinante Netflix, lá vai uma boa dica: a série “Al Hayba”.

Do que se trata

O seriado conta a história de uma família libanesa que mora num vilarejo próximo a fronteira com a Síria. Até aí tudo normal, só que a aldeia serve como rota de passagem de armas e drogas e a família Sheikh Al Jabal controla esse tráfico.

Com isso você deve estar pensando que os Sheikh Al Jabal são cruéis terroristas que dominam através do medo e do terror. Certo? Errado! A família é admirada e respeitada por todos os seus funcionários, por boa parte dos seus “parceiros de negócios” e pelos habitantes da região em que vivem. Os Sheikh Al Jabal são um misto de poder e clandestinidade, ética e criminalidade, modernidade e tradição. E pra temperar um pouco mais, o seriado é baseado numa história real.

Clique aqui e veja outros títulos libaneses no catálogo da Netflix!

E aí, se animou? Então pega a pipoca, tempera com zaatar e parte pra Netflix! Depois conta pra gente o que você achou.

Clique aqui para curtir a página Made in Líbano no Facebook! 

Siga o Made in Líbano no Instagram!

Sobre o Autor

Márcio A. Sawan

Marcio A. Sawan é carioca e descendente de libaneses. Tem 36 anos, e é casado com uma libanesa. Ah! Ele é pai de duas meninas e um menino! Carinhosamente apelidado como “Brimo”, Marcio esteve no Líbano pela primeira vez aos 19 anos e apaixonou-se pelo país. Desde então, já esteve 7 vezes no nosso queridíssimo Líbano! Brimo é bacharel em Direito, estudante de Teologia e História. Contribui com a divulgação da cultura libanesa através do perfil Made in Líbano, que existe no Instagram e também no Facebook.

Matérias relacionadas