Muitos estrangeiros têm uma ideia do Oriente Médio na qual o Líbano não se encaixa. É um país de montanhas, rios e praias, não é no deserto! Além disso, nem todos os libaneses usam o hijab e a burca. Enquanto o Líbano é muito aberto e compreende muitas religiões, também tem muito da cultura árabe tradicional. Em muitos aspectos, é uma porta de entrada para o resto do Oriente Médio.

Como devo me vestir?

O Líbano é um país de religiões mistas. Existem por lá 18 religiões oficiais! Assim, você descobrirá que muitas partes de Beirute têm uma mistura de pessoas vestidas de maneira conservadora e aquelas que se vestem exatamente como ocidentais.

No Líbano você pode se vestir como quiser, não há código de vestimenta masculino ou feminino. No entanto, alguns bairros no Líbano são mais conservadores do que outros, então esteja ciente do tipo de área que você está indo e se vista de acordo. Como regra geral, em áreas conservadoras, é melhor cobrir as pernas e ombros (homens e mulheres). Em outras partes, como as áreas cristãs, não há código de vestuário, você é livre para usar o que quiser. No entanto, andar de biquíni e shorts atrairá muita atenção indesejada de homens que não estão acostumados a ver mulheres vestidas dessa maneira na rua.

O Líbano é conhecido pelas casas noturnas, frequentemente localizadas nos rooftops. Se você decidir ir a uma boate, precisa estar ciente de que precisará reservar uma mesa no fim de semana ou não poderá entrar. Isso requer uma quantia mais significativa do que estamos acostumados no brasil (pelo menos US $ 200), e o código de vestuário será esporte fino ou formal em alguns lugares.

Você não precisa usar o hijab (aquele lenço de cabeça usado pelas muçulmanas), a menos que você seja muçulmana hehehe, ou então caso você queira entrar em uma mesquita para visitar.

Se quiser conhecer uma mesquita por dentro, é pré-estabelecido que mulheres estejam com os braços cobertos, bem como as pernas e decote. Já os homens, devem usar calças e manter os ombros cobertos.

Como me comportar durante o Ramadã?

Devido à diversidade de crenças religiosas no Líbano, o período do Ramadã nem sempre é escancarado se você estiver no centro da cidade ou em áreas cristãs. Em áreas muçulmanas,  é melhor não comer ou beber na frente dos muçulmanos, a menos que você os conheça bem, mesmo que os seguidores do Islamismo não esperem que outras religiões sigam suas leis.

No entanto, quando o muçulmano jejua para o Ramadã, eles não esperam que outras religiões sigam suas leis. Nas áreas cristãs durante o Ramadã, é normal e você é livre para comer e beber como quiser, sem se preocupar em ofender ninguém.

Maneiras à mesa

Não comece a comer antes que todo mundo esteja pronto e o anfitrião lhe dê bênçãos. Aceite que alguém vai servir a comida no seu prato. Também é bom aceitar segundas porções (significa que você gostou da comida que eles fizeram você), mas você não é obrigado.

Evitando problemas com táxis

Se um taxista passar por você e oferecer uma corrida, só entre no carro depois de acordar um valor. Caso contrário, será cobrado um valor absurdo pela corrida e você só será liberado após pagar a conta.

Várias pessoas alegam ter sido “sequestradas” pelo taxista ao se recusarem a pagar pela quantia pedida. É claro que não foi considerado sequestro, já que não foi combinado um valor previamente. Por isso, preste bem a atenção. Se ficar inseguro em utilizar os serviços de táxi no Líbano, experimente transporte por aplicativo, como Uber.

Dica preciosa: evite discutir política com o motorista. 

Passando pelos “Checkpoints”

Checkpoints são, infelizmente, uma parte da vida em Beirute. Eles geralmente são coordenados pelo Exército Libanês, que conta com homens muito bem treinados e sempre educados com os estrangeiros. Você raramente terá seu passaporte solicitado por eles.

Seja sempre educado com o Exército Libanês, eles estão trabalhando muito duro para manter o Líbano seguro. Se você tiver muito azar e alguma violência política explodir na área em que esteja, vá diretamente para o Exército Libanês, pois eles ajudarão você a sair da área com segurança. Siga sempre as instruções.

As Forças Armadas Libanesas têm um aplicativo para celular que informa onde no país há algum problema. O aplicativo é chamado de escudo LAF (Lebanese Armed Forces). Você também pode usá-lo para informar a LAF que você está com problemas e onde você está. Ao baixar o app, ele estará em árabe, mas é possível mudar o idioma para inglês.

Outras dicas rápidas

Os libaneses são muito hospitaleiros. Às vezes é considerado rude recusar suas ofertas, então apenas aproveite. Eles adoram mostrar aos visitantes o que eles amam no país.

Não fique chocado se alguém cumprimentá-lo com um abraço e beijos na bochecha. É assim que eles dizem oi.

Se você está em uma reunião e alguém se junta a você, é geralmente respeitoso se levantar e cumprimentá-los.

Não cruze as pernas e tenha as solas dos pés voltadas para alguém. É muito desrespeitoso.

Não tire fotos de mulheres usando hijab. Elas definitivamente ficarão incomodadas por você vê-las como uma espécie de atração turística.

Não fotografe o exército. É ilegal, e você não vai gostar de arruinar suas férias irritando um grupo de pessoas que tem nas mãos uma AK-47, né?

 

Sobre o Autor

Avatar

Vinda de família libanesa, Stephanie Haidar cresceu ouvindo falar da cultura e história do Líbano. Aos 22 anos aventurou-se a explorar o país por conta própria e apaixonou-se, o que a incentivou a voltar ano seguinte para conhecer ainda mais e compartilhar com os leitores do Partiu Líbano as dicas, experiências e informações essenciais para uma viagem inesquecível!

Matérias relacionadas