Uma facilidade que tem se tornado cada vez mais popular é o transporte por aplicativo.

Aqui no Brasil temos algumas empresas que oferecem o serviço, como a Cabify, 99Pop, Uber, etc.

No Líbano, a única delas que funciona é a Uber. É claro que eles tem outros apps que no Brasil não são utilizados, como a Allo Taxi Lebanon.

Como eu já estava acostumada com a Uber, resolvi continuar com ela durante meus passeios pelo Líbano, e conto aqui pra vocês como foi a experiência.

O app é diferente?

Pra falar a verdade, o aplicativo em si é o mesmo. Não é necessário baixar um novo aplicativo, pois o que utilizamos aqui também é compatível com o mapa libanês. Inclusive, ele continua em português para o usuário.

A verdadeira questão é que o motorista nem sempre fala inglês. Mesmo que o destino já tenha sido inserido no aplicativo, o que garante que iremos chegar ao lugar certo, às vezes queremos pedir alguma dica ao motorista sobre o lugar que estamos indo, né?

Quando pedimos uma viagem, o app já nos fornece quais idiomas aquele motorista sabe falar. A maioria deles sabe  francês além do árabe, então já facilita um pouco se utilizarmos o querido Google Tradutor.

Além de nos fornecer os idiomas falados pelo motorista, outra informação bastante útil que a Uber oferece são as indicações que aquele motorista poderá te dar: restaurantes, lugares para fazer compras, etc. Então se o idioma for compatível, a viagem é ainda mais proveitosa e pode facilitar a vida de quem está no Líbano de passagem.

Método de pagamento

No Líbano, a Uber aceita pagamentos em dinheiro e em cartão de crédito, assim como no Brasil. A diferença é que lá as corridas são cobradas em Dólar. Caso você escolha a opção de pagar em dinheiro, o motorista aceitará o pagamento tanto em Dólar como em Lira Libanesa, que é a moeda local.

Se você escolher pagar com cartão de crédito, é importante que seu cartão esteja habilitado para compras internacionais. Se não, sua corrida não acontecerá.

Valores

O valor das corridas acaba sendo um pouco salgado, já que são cobradas em dólar que, para o desespero de quem viaja, não para de subir.

Para ir da estação de teleférico da Harissa, em Jounieh, para a Mesquita Mohammad Al-Amin, em Beirute, a corrida que leva cerca de 25 minutos sai por aproximadamente US$ 15. Se convertermos para Real e compararmos com o preço do Brasil, realmente é mais caro utilizar a Uber no Líbano, porém continua mais em conta do que andar de táxi e mais confortável do que utilizar ônibus.

Sobre o Autor

Avatar

Vinda de família libanesa, Stephanie Haidar cresceu ouvindo falar da cultura e história do Líbano. Aos 22 anos aventurou-se a explorar o país por conta própria e apaixonou-se, o que a incentivou a voltar ano seguinte para conhecer ainda mais e compartilhar com os leitores do Partiu Líbano as dicas, experiências e informações essenciais para uma viagem inesquecível!

Matérias relacionadas