Quando falamos em teleférico, muita gente se sente insegura em relação à conservação e manutenção desse meio de transporte e, no Líbano, esta é uma das formas de chegar à Harissa (Nossa Senhora do Líbano).

Por apenas L.L. 9.000 (aproximadamente US$ 6), os visitantes conseguem ir de Jounieh até o templo mariano, e a viagem de volta também está incluída no bilhete.  

O percurso é totalmente seguro e os carrinhos não ficam balançando. É um ótimo momento para relaxar, tirar fotos e apreciar a vista do alto do país.

Ticket do teleférico custa L.L. 9.000 ida e volta.

É claro que, além de utilizar o teleférico como transporte, também é possível desfrutar de uma vista incrível para o Mar Mediterrâneo que, diga-se de passagem, é de tirar o fôlego!

Foto tirada de dentro do teleférico para a Harissa.

Os turistas entram na estação de teleférico, compram o bilhete, e sobem por uma escada. Então, estão na área de embarque. Cada teleférico comporta até 4 pessoas. Há uma espécie de “estação de transferência” no meio do caminho. Os visitantes descem do teleférico e embarcam em um segundo, em tamanho maior. Neste, entre 10 e 15 pessoas viajam juntas até o destino final: a Harissa.

O teleférico comporta até 4 pessoas.

Guarde seu bilhete para poder pegar o teleférico de volta. Para voltar, o caminho é o inverso. Primeiro, o teleférico maior, e na estação de transferência, o menor, até o passeio chegar ao fim.

 

Afinal, o que é a Harissa?

O Líbano é um país de predominância cristã. A Harissa, portanto, é uma estátua da Virgem Maria, também conhecida como Nossa Senhora do Líbano, e está localizada no alto da colina há 20km da capital Beirute.

Estátua da Harissa tem 8,5 metros de altura e pesa 15 toneladas.

Diariamente, peregrinos de todas as religiões visitam o local. (Sim, TODAS. Inclusive os muçulmanos, já que eles também acreditam em Cristo e em todos os outros profetas que vieram antes de Maomé!). Inclusive, Maria é a mulher mais citada no Alcorão (o livro sagrado dos muçulmanos), e no Al Baakara, que é o maior versículo. É por isso que o Líbano abriga tantos santuários marianos em ótimo estado de conservação.

A estátua tem 64 metros de circunferência na base e 12 metros no topo. São 8,5 metros de altura, e foi construída a 650 metros de altura sobre o nível do mar. Feita de bronze e pintada de branco, pesa 15 toneladas!

Dentro da base da Harissa, há uma pequena capela onde os fiéis podem orar. Ah, e também são realizados casamentos dentro dela!

Em volta da estátua há uma escadaria que permite aos visitantes (que estiverem com bom condicionamento físico, risos) subirem e ficarem ainda mais perto da santa.

Existe também uma loja no santuário, uma cafeteria, além de uma catedral maronita moderna, feita de concreto e vidro.

Catedral maronita foi construída no santuário.

Um fato importante e curioso é que o Papa João Paulo II visitou a Harissa, em 10 de maio de 1997.

Estacionando

Os visitantes que desejarem, podem ir até o local de carro. Há um estacionamento grátis.

Quem optar pelo teleférico pode deixar o carro no estacionamento na porta do teleférico, em Jounieh, também sem custo.

Entrada do teleférico, em Jounieh.

Sobre o Autor

Avatar

Vinda de família libanesa, Stephanie Haidar cresceu ouvindo falar da cultura e história do Líbano. Aos 22 anos aventurou-se a explorar o país por conta própria e apaixonou-se, o que a incentivou a voltar ano seguinte para conhecer ainda mais e compartilhar com os leitores do Partiu Líbano as dicas, experiências e informações essenciais para uma viagem inesquecível!

Matérias relacionadas