O Líbano atrai turistas por diversos fatores. Mas um deles são os museus do Líbano! Sabia?

Listamos aqui os melhores museus do Líbano pra você visitar durante a sua viagem! Partiu?

Sursock Museum

O Museu Nicolas Ibrahim Sursock é um museu de arte moderna e contemporânea. Localizado no coração de Achrafieh, abriu suas portas em 1961, mas passou por grandes reformas nos últimos anos.

Uma das principais atrações artísticas do museu são as exposições temporárias de artistas locais e internacionais que acontecem durante todo o ano. Além disso, a coleção permanente é rica e variada. Desde as exposições do Salon d ‘Automne até os retratos e paisagens do início do século XX. Vale a pena conhecer!

Museu de Gibran Khalil Gibran

Aos que não sabem, Gibran Khalil Gibran foi um escritor, poeta, filósofo e pintor libanês, e é uma das figuras mais ilustres do país.

Você sabia que o Museu Gibran era originalmente o santuário Mar Sarkis, uma gruta para os monges que buscavam abrigo no século VII? Em 1926, Gibran comprou o local e transformou em seu lugar de descanso final. Mais tarde, tornou-se seu túmulo e, finalmente, fio transformado em museu.

O mosteiro abriga uma grande coleção de pinturas, bem como conteúdo do estúdio de Gibran em Nova York. Seus móveis, pertences pessoais, documentos e pinturas originais foram todos transferidos para a cidade natal, Bcharreh, localizada ao norte de Beirute. Sem dúvida, um dos mais visitados museus do Líbano!

Museu da Seda

O Museu da Seda, localizado logo abaixo da vila de Bsous, no distrito de Aley, no Monte Líbano. Parada obrigatória aos fissurados por história.

A instituição foi inicialmente uma fábrica de seda, pertencente à família Fayad por cerca de 50 anos até 1945. Hoje, o museu mostra o processo de fabricação de seda em detalhes minuciosos, e também destaca a história de 1.500 anos de fabricação de seda do Líbano.

O edifício sobreviveu a muitas guerras e passou por grandes obras de renovação em 2000.

Museu de Arte Moderna e Contemporânea

Localizado no topo de uma colina, na cidade de Alita, no norte do Líbano, o Museu de Arte Moderna e Contemporânea fica dentro de um complexo de fábricas.

O museu conta com várias esculturas e instalações de arte criadas por artistas nacionais.

Museu Nacional de Beirute

O Museu Nacional conta a história do Líbano através de artefatos arqueológicos e históricos que resistiram ao tempo.

Com uma visão documentada da história do Líbano, o museu oferece aos visitantes a oportunidade de assistir a um documentário de 12 minutos de duração. O documentário conta como os curadores conseguiram preservar a coleção do museu durante a guerra civil no país. Também deve entrar na sua lista de museus do Líbano para conhecer!

Museu do Sabão

Localizado na cidade de Saida, no sul do Líbano, o Museu do Sabão foi inicialmente uma fábrica de sabonetes, no século XVII.

O museu conta a história dos tradicionais rituais de banho, além de mostrar o processo completo de fabricação do sabão de azeite. Ah! Eles tem uma lojinha de produtos orgânicos lá!

Museu de Cera

Uma das mais belas cidades do Líbano, Byblos, abriga um Museu de Cera que traz a história não apenas do país, como da civilização em geral: desde a era da Fenícia até os tempos modernos. Falamos mais sobre esse museu em um outro post, que você confere clicando aqui!

A gente dá aquela dica de sempre: se estiver inseguro de fazer algum passeio sozinho, você pode contratar a Amanda – guia brasileira que mora no Líbano! Leitores do Partiu Líbano tem 10% de desconto nos passeios, usando o código PARTIULIBANO10!

Sobre o Autor

Avatar

Vinda de família libanesa, Stephanie Haidar cresceu ouvindo falar da cultura e história do Líbano. Aos 22 anos aventurou-se a explorar o país por conta própria e apaixonou-se, o que a incentivou a voltar ano seguinte para conhecer ainda mais e compartilhar com os leitores do Partiu Líbano as dicas, experiências e informações essenciais para uma viagem inesquecível!

Matérias relacionadas