O Líbano começou a construção de um parque submarino, em Saida! Aviões e tanques são afundados no mar, perto da única ilha remanescente da cidade: Al-Zira, que se estende por cerca de 500 metros, e fica a 600 metros de distância da costa da cidade.

Foto: Lebanon 24

A construção do maior jardim subaquático do Oriente Médio foi planejada pela associação de mergulhadores profissionais do Líbano, associação Amigos da Ilha de Al-Zira, e o Exército Libanês.

O recife artificial terá como objetivo rejuvenescer a vida marinha perto da costa de Sidon e também será um destino para turistas e mergulhadores.

Seis antigos tanques e quatro outros veículos militares, todos doados pelo exército libanês, foram submersos para formar um habitat onde os recifes de corais poderiam crescer e se reproduzir.

Recifes artificiais são estruturas, geralmente de aço ou concreto, que oferecem um local para os corais e invertebrados marinhos se abrigarem e se alimentarem. Os veículos submersos fornecerão uma superfície para os corais crescerem e um abrigo para peixes minúsculos.

A instalação ocorre no momento em que a poluição marítima no Líbano – e particularmente em Sidon – atingiu recentemente níveis alarmantes. Um estudo de 2017 realizado pelo Instituto de Pesquisa Agrícola do Líbano descobriu que as costas de Beirute e Sidon sofrem os piores casos de contaminação no Líbano, como resultado de aterros sanitários e esgotos.

A costa de Sidon estava entre as áreas identificadas como “perigosamente contaminadas” e impróprias para banhistas.

Os trabalhos começaram no início da manhã deste sábado e levaram cerca de 13 horas. Todos os veículos foram submersos a uma profundidade de 14, 17 e 18 metros, cerca de 6 a 40 metros um do outro, dentro de uma área de cerca de 150 metros quadrados, perto da ilha de Al-Zira.

O parque aquático também tem valor turístico e econômico, pois atrairá turistas e mergulhadores do mundo todo!  Al Zira fica a 10 minutos das margens de Saida – uma viagem de táxi aquático custa cerca de 3.000 LBP.

É apaixonado pelo mar? Veja aqui como mergulhar no Mar Mediterrâneo!

Foto: Lebanon 24

 

 

Sobre o Autor

Avatar

Vinda de família libanesa, Stephanie Haidar cresceu ouvindo falar da cultura e história do Líbano. Aos 22 anos aventurou-se a explorar o país por conta própria e apaixonou-se, o que a incentivou a voltar ano seguinte para conhecer ainda mais e compartilhar com os leitores do Partiu Líbano as dicas, experiências e informações essenciais para uma viagem inesquecível!

Matérias relacionadas