Falamos aqui no Blog algumas vezes sobre os meios de transporte no Líbano, que são variados e incluem até Teleférico. Mas e o aluguel de carro no Líbano?

Uma forma de transporte que não comentamos ainda é o carro alugado, e como muitos leitores tem procurado essa informação, vamos explicar nesse post como funciona o aluguel de carro no Líbano e o motivo de esse tema não ter surgido antes por aqui.

Como funciona

Para dirigir no Líbano não é necessária carteira internacional de habilitação. Sua CNH do Brasil será aceita pelas locadoras.

No Líbano, a idade mínima para dirigir é 18 anos. Porém, para alugar um carro, as locadoras costumam exigir que o motorista tenha ao menos 23 anos de idade, e experiência mínima de um ano dirigindo. Ou seja, se você tem menos de 23 anos, ou ainda está com a CNH provisória… não vai conseguir alugar um carro no Líbano tão fácil.

É seguro?

Quando falamos que esse assunto ainda não havia sido abordado aqui por um motivo, esse era o motivo: a segurança!

Dirigir no Líbano exige um sexto sentido – ser capaz de antecipar o movimento de pessoas ao seu redor antes que elas realmente se movam! Você tem esse super poder? Nós aqui ainda não!

Na maioria das vezes, os motoristas libaneses não indicam quando vão virar, as estradas de 2 pistas se tornam rodovias de 4 pistas, e as regras básicas de trânsito são praticamente ignoradas. Ah! E não somente os motoristas comuns, viu? Estamos falando também dos ônibus, dos taxis, ou seja… quase ninguém respeita as leis de trânsito. Então, somente se você tiver nervos de aço e muita vontade de dirigir no Líbano, deve alugar um carro.

Os Checkpoints

Você já deve ter ouvido falar dos “Checkpoints” espalhados nas rodovias libanesas. São guaritas do exército, onde todos os carros devem parar, abrir o vidro, cumprimentar o oficial que estiver no posto, e aguardar permissão para seguir em frente.

Sendo estrangeiro, ainda mais do Brasil onde não temos esse hábito, isso pode gerar um certo incômodo. Significa que se você estiver dirigindo, terá que fazer essa parada nos checkpoints e seguir o protocolo. Mais um motivo para não alugar carro no Líbano, né? Existem outras formas de viajar com tranquilidade.

Checkpoints do Exército espalhados pelo Líbano

Então, o que fazer?

Uber

Dependendo da região que estiver, dá pra fazer muita coisa a pé! Mas, se você tiver planos de ir às montanhas ou lugares mais distantes, o mais recomendado é o Uber! Falamos sobre o uso do Uber no Líbano nesse post aqui.

Táxi

Táxi também é uma opção, mas não tão recomendada por dois motivos: a dificuldade em explicar seu destino para o motorista, que nem sempre sabe falar inglês; e a negociação com o motorista – os taxistas do Líbano são conhecidos por tentarem passar a perna nos turistas, cobrando o preço que querem ao final da corrida, caso o valor não seja combinado antes do passageiro entrar no carro.

Hop On Hop Off

Outra opção, para passeios, é o ônibus Hop On Hop Off, da empresa de turismo internacional City Sightseeing! É uma novidade, que chegou ao Líbano em maio. São 15 paradas turísticas! O mapa completo, os valores e outros detalhes você confere clicando aqui!

Passeios contratados

Passeios para lugares mais distantes, como as estações de ski ou Baalbeck, podem ser contratados em uma agência de passeios. A gente indica o Viator. 

Ônibus

O transporte público no Líbano existe e funciona. Mas é um pouco complexo, e explicaremos em um próximo post sobre o uso dos ônibus, ok? Assim que esse post sair, será disponibilizado aqui.

Valores do aluguel de carro

Se você se sente com super poderes, como dissemos acima, e pretende se arriscar a dirigir no Líbano, vamos te contar quanto custa o aluguel de carro.

O valor do aluguel de carro no Líbano é acessível. Mas lembramos mais uma vez das questões de segurança que já citamos acima. Não nos responsabilizamos por possíveis acidentes, tá bem?

Para alugar um carro por uma semana, você vai gastar cerca de U$ 300. Pelo decolar.com você encontra tarifas nessa faixa!

Concluindo o raciocínio, o Líbano é um país magnífico e tem tudo para proporcionar a você uma viagem incrível. Sempre coloque na balança, além do custo X benefício, a sua segurança! Assim você evita imprevistos e situações indesejáveis na sua viagem dos sonhos!

 

Sobre o Autor

Avatar

Vinda de família libanesa, Stephanie Haidar cresceu ouvindo falar da cultura e história do Líbano. Aos 22 anos aventurou-se a explorar o país por conta própria e apaixonou-se, o que a incentivou a voltar ano seguinte para conhecer ainda mais e compartilhar com os leitores do Partiu Líbano as dicas, experiências e informações essenciais para uma viagem inesquecível!

Matérias relacionadas