Uma grande aliada para viajantes é a tecnologia. Aplicativos para celular são a bola da vez para quem visita um local que ainda não conhece, ou que já esteve antes mas não está acostumado.

O Partiu Líbano preparou uma lista com os aplicativos mais úteis para a sua viagem, e que vão te salvar com transporte, alimentação, tradução, conversão da moeda na hora de fazer compras, e até mesmo impedir que você se perca durante as andanças!

Todos os itens da nossa lista estão disponíveis nas plataformas iOS e Android, com download grátis.

1. Zomato

O Zomato funciona como uma espécia de iFood, bastante conhecido aqui no Brasil. Através dele, você pode pedir que restaurantes próximos a você te entreguem almoço, jantar, e até lanches rápidos.

Além de salvar na hora das refeições, também é um guia para quem quer conhecer a vida noturna da cidade, e traz indicações de bares e baladas.

Todas as informações são acompanhadas de avaliações dos usuários, o que facilita ainda mais na hora de escolher o que pedir e onde conhecer!

2. Conversor de Moedas

Com as variações diárias na bolsa de valores, acaba ficando mais complicado acompanhar o valor do Dólar durante a viagem, né? E ainda mais quando o valor não é redondo, fazer a conversão acaba sendo mais difícil também.

Por isso a importância de baixar um conversor de moedas para facilitar na hora de decidir se determinado produto vale a pena.

O app pode ser usado simplesmente para sabermos o valor daquele produto vendido em Lira Libanesa (LBP) se convertido para o Real.

No Líbano há lojas que vendem produtos em Dólar, mas o pagamento também é aceito na moeda local. Em lojas que vendem em Lira Libanesa (LBP), você também pode pagar em Dólar se desejar.

3. Next Bike

Um bom modo de locomoção pelas cidades pode também ser a bicicleta, principalmente nas estações mais quentes como o verão e a primavera.

Há estações de bicicletas para aluguel em diversas cidades libanesas, e as bikes são administradas pelo app Next Bike.

Todo o processo do aluguel é feito pelo aplicativo, de modo bem prático: basta adicionar o número da bicicleta que deseja, colocar o saldo no app através do cartão de crédito, e pronto! A bicicleta estará liberada para você, e pode ser devolvida em qualquer estação da Next Bike.

É preciso colocar um saldo mínimo de 10.000,00 LBP para começar a usar. A cobrança é feita a cada 15 minutos de uso, quando são descontados 1.500,00 LBP do seu saldo disponível.

Dica Partiu Líbano: em Byblos, no mercado velho, há uma estação de aluguel bem em frente ao Museu de Cera. Alugar uma das bikes e descer até o porto de Byblos (que é bem pertinho), é um ótimo passeio e rende boas fotos, especialmente ao final do dia!

4. Maps.ME

 

O diferencial do Maps.ME para os demais aplicativos de GPS é que ele oferece a opção para pedestres, além de carros e bicicletas. Ah! E ele também funciona offline, então seu 3G pode ser poupado!

Para quem quer se aventurar a ir à pé para lugares na região, é uma ótima ferramenta. Além de te dar o caminho correto, caso você se perca é só adicionar como destino o seu ponto de partida. A partir daí é fácil se virar, né?

É uma segurança para quem quer se jogar na cidade tendo a certeza de que conseguirá voltar para o hotel.

5. Uber

Uma facilidade que tem se tornado cada vez mais popular é o transporte por aplicativo.

Aqui no Brasil temos algumas empresas que oferecem o serviço, como a Cabify, 99Pop, Uber, etc.

No Líbano, a única delas que funciona é a Uber.

O Partiu Líbano preparou uma matéria especialmente para explicar como funciona o app e como foi a experiência utilizando a Uber no Líbano. Basta clicar aqui para ler!

6. Fala & Tradução

O idioma acaba sendo uma barreira em determinadas situações. No Líbano, além do árabe, são falados o francês e o inglês.

Boa parte da população sabe falar francês, mas inglês é um pouco mais escasso.

O app Fala & Tradução pode salvar sua vida nessas horas! Principalmente porquê não é necessário ficar escrevendo o que será traduzido. Ele permite que sejam gravados áudios, e reproduz a tradução também por áudio.

Muito mais fácil!

 

Sobre o Autor

Avatar

Vinda de família libanesa, Stephanie Haidar cresceu ouvindo falar da cultura e história do Líbano. Aos 22 anos aventurou-se a explorar o país por conta própria e apaixonou-se, o que a incentivou a voltar ano seguinte para conhecer ainda mais e compartilhar com os leitores do Partiu Líbano as dicas, experiências e informações essenciais para uma viagem inesquecível!

Matérias relacionadas