Já não é novidade que os libaneses tem simpatia pelo Brasil, uma vez que diversos deles tem familiares que vieram ao nosso país pelos mais variados motivos (e o principal deles é a busca por melhores condições de vida).

No futebol não é diferente. Durante a Copa do Mundo da Rússia, foi possível ver a bandeira brasileira em praticamente cada esquina do Líbano.

É claro que a nossa não é a única bandeira estrangeira: alguns deles torcem pela Alemanha (eliminada na fase de grupos nesta edição), França, e até mesmo Argentina. Mas podemos afirmar com certeza: a grande maioria torce pelo Brasil no mundial.

Infelizmente, o Brasil foi eliminado nas quartas de final pela Bélgica, o que trouxe decepção ao povo libanês.

Imagens que antes circulavam pela internet de alegria, festa e torcida pelo Brasil no Líbano, agora estão diferentes: tristeza e lágrimas.

Grupos que se reuniram pelas ruas de Beirute para acompanhar a partida Brasil X Bélgica traziam, ao final do jogo, expressão de lamentação.

Mas o Líbano não tem time?

Tem sim! A Seleção Libanesa de Futebol é o time que representa o Líbano nas competições de futebol da FIFA.

Apesar de existir, disputou apenas uma Copa da Ásia, em 2000, quando sediou o campeonato, mas foi eliminado na primeira fase.

Tratando-se de Copas do Mundo, o Líbano não entrou na disputa até 1990. Em 94 passou a participar das eliminatórias, mas nunca foi qualificado.

(c) FIFA