Se você já foi ao Líbano, certamente já passou por bons apertos pra encontrar o endereço de algum lugar que queria conhecer. Isso porque as ruas lá não tem nome!

Pois é! Não existe endereço no Líbano. As ruas não tem nome e as casas não tem número! 

Por lá funciona diferente: as ruas tem memória coletiva, como histórias e marcos. Tudo funciona através de pontos de referência! Então, se você pedir a um libanês por direções, certamente a resposta será loooooonga!

O Consulado Geral do Líbano no Rio de Janeiro publicou recentemente no Facebook um diálogo cômico, mas verdadeiro, que ilustra bem esse tipo de situação:

– “Por favor, poderia me dizer onde fica a Casa da Rue France, 73?”

– “Sim, claro. Suba a Rue du Liban, pegue a segunda rua à esquerda depois do Aziz (o famoso açougueiro), depois vire à direita na esquina da loja de antiguidades; passe pelo Samir (da loja de acessórios para cozinha), vire à esquerda no final da avenida, depois siga sempre em frente, onde vai encontrar um posto de gasolina amarelo ao lado da pequena Dekkaneh do Said (birosca do Said) chamada Le Blé, vire à direita – que é uma nazlet (descida)-, no final tem um gerador e logo à esquerda tem uma rua estreita com árvores. Vá em frente, até chegar numa parede com 2 latas de lixo verdes, vire à esquerda e depois pegue a primeira à direita, passando algumas casas à esquerda onde tem uma estátua da Virgem Maria à direita; vire então de novo a primeira rua à direita logo depois do Karim (o cabeleireiro), siga em frente onde vai ver uma velha casa com venezianas azuis no final da rua. Parabéns, você chegou ao seu destino!”

Por isso, caro leitor, PACIÊNCIA! Antes de ir ao Líbano, planeje sua viagem… faça listas de lugares que quer conhecer, e anote as direções para o endereço. Isso vai facilitar muito sua visita e vai otimizar seu tempo!

Clique aqui e teste seus conhecimentos sobre o Líbano!

Lembrando que nem todo mundo fala inglês no Líbano, então ajuda se você aprender algumas palavrinhas de árabe ou francês antes de ir! A gente deu algumas dicas de idioma aqui.

Teste seu árabe! Responda ao nosso quizz!

Sobre o Autor

Avatar

Vinda de família libanesa, Stephanie Haidar cresceu ouvindo falar da cultura e história do Líbano. Aos 22 anos aventurou-se a explorar o país por conta própria e apaixonou-se, o que a incentivou a voltar ano seguinte para conhecer ainda mais e compartilhar com os leitores do Partiu Líbano as dicas, experiências e informações essenciais para uma viagem inesquecível!

Matérias relacionadas