O Consulado Geral do Líbano no Rio de Janeiro realizou durante o final de semana o Fórum Líbano em Foco, no Clube Monte Líbano, que fica no Leblon.

Quem passou por lá teve a oportunidade de assistir às discussões, conversar com a comunidade libanesa, além de visitar a feira do livro árabe, um stand com produtos tradicionais libaneses e uma exposição de cartazes do cinema libanês antigo. A curadoria da mostra foi do Instituto de Cultura Brasil Líbano (ICBL), que apoiou o evento.

Aqui nesse post você tem acesso a algumas fotos dos diversos cartazes que estavam presentes no evento! Para ver as fotos em tamanho maior, basta clicar em cada uma delas. Partiu?

 

 

A Filha do Sentinela (1968). Em árabe: Bint Al-Haris. Dirigido por Henri Barakat, conta a história de uma jovem que finge ser uma ladra após a demissão do pai, que trabalhava de guarda. O objetivo dela é provocar problemas para que a empresa chame seu pai de volta ao trabalho.

 

 

 

 

 

 

O Exílio (1967). Traduzido do árabe Safar Barlik, é um musical libanês e um filme de guerra dirigido por Henry Barakat. O filme é estrelado por Fairuz, Nasri Shamseddine, Huda, Assi Rahbani, Berj Fazlian, Salah Tizani e Salwa Haddad. Foi filmado na aldeia do norte de Beit Chabab e Douma no Líbano.

 

 

 

 

 

 

O Pequeno Estrangeiro (1962). Em árabe: Al-Gharib Al-Saghir. Preso, Arnaud, um jovem estudante, vai passar seis meses com Francky, um ladrão condenado a 10 anos, e Kader, um criminoso condenado a dois anos por roubo. Entre esses três homens, a convivência provocará confrontos e tensões, essenciais para a compreensão da liberdade.

 

 

 

 

 

Para onde? (1957). Em árabe: Il Ayn? O filme foi uma mistura de melodrama e neo-realismo italiano, e co-escrito por Halim Fares e Youssef Habchi Achkar. O filme examina poeticamente os temas do exílio e da emigração. Conta a história de uma família de uma aldeia obscura no Monte Líbano. Como a família está lutando, o pai decide, como a maioria dos homens do Levante na época, imigrar para o Brasil, deixando a esposa para criar os filhos, mas nunca mais ouviu falar dela. Nasser fez o filme numa época em que o Líbano tinha uma indústria cinematográfica, e por isso seu elenco era completamente não-profissional. Além de ser exibido novamente no Festival de Cinema de Cannes, a cópia restaurada do filme foi exibida no Líbano no Metropolis Empire Sofil em Achrafieh em janeiro de 2018.

 

 

Asas Quebradas (1963). Em árabe: Al-Ajnihah Al-Mutakasirah. Se passa no início dos anos 1900. Gibran, um jovem pintor e poeta, chega a Beirute e conhece Skeikh Fares, um rico aristocrata que foi amigo dos anos anteriores de seu pai. O jovem se apaixona por sua linda filha, Salma, que é igualmente atraída por Gibran. Mas o bispo local desaprova tal relacionamento e força Salma a se casar com Mansoor Bey. Mansoor, que é um jogador e amante de um dançarino, logo deserta sua casa. Salma e Gibran se encontram novamente, mas seu amor continua platônico. Eles serão separados para sempre quando Salma morrer dando à luz um filho natimorto.

 

 

 

Abu Salim Vai À África (1964). Título original: Abo Salim Fi ‘ifriqiya. Abu Salim al-Tabbal e seu famoso grupo de comédia nos levam a uma série de aventuras emocionantes na África, onde eles encontram uma série de situações peculiares, mas engraçadas. Será que eles vão superar esses problemas?

 

 

 

 

 

 

Interpol em Beirute (1966). Título em árabe: Intirpul Fi Beirut. Dirigido por Kunstantin Kustanup, o longa-metragem conta a história de Rushdi, que se envolve novamente com a mesma gangue que estava por trás de sua entrada na prisão. Ele consegue provar sua inocência graças à Interpol e uma mulher que costumava trabalhar com essa gangue.

Sobre o Autor

Avatar

Vinda de família libanesa, Stephanie Haidar cresceu ouvindo falar da cultura e história do Líbano. Aos 22 anos aventurou-se a explorar o país por conta própria e apaixonou-se, o que a incentivou a voltar ano seguinte para conhecer ainda mais e compartilhar com os leitores do Partiu Líbano as dicas, experiências e informações essenciais para uma viagem inesquecível!

Matérias relacionadas