Uma questão que vem ganhando cada vez mais espaço no Líbano (e também no mundo) é o direito das mulheres e a conquista de espaços pelo público feminino. E a boa notícia da vez é que a frota da Middle East Airlines, companhia aérea libanesa, agora conta com quatro novas pilotas mulheres!

Em 2010, o Líbano teve a primeira piloto: Rola Hoteit, e em 2016, Erika Chbeir. As novas integrantes do quadro de pilotas da MEA são Stephanie Kteily, Angela Mourad, Stephanie El Helou e Yara Darwish, que desafiam os estereótipos da profissão no país.

O avanço é recente. A Middle East abriu as portas para funcionários sem distinção de gênero, e mulheres agora passam a exercer a profissão que antes era “exclusiva” para homens.

Infelizmente não é só na aviação libanesa que as mulheres são minoria. Segundo a Organização Internacional de Aviação Civil, somente 3% dos pilotos do mundo são mulheres. 

Você manja de Líbano? Clique aqui e faça o teste!

Como chegaram lá

É claro que uma conquista de espaço como essa vai muito além do esforço individual. Pra que essas mulheres pudessem ocupar esses espaços, muitas outras tiveram que lutar e reivindicar direitos ao longo da história. O movimento feminista é responsável por conquistas como essa!

Na política, inclusive, tivemos em janeiro desse ano um recorde de mulheres no parlamento libanês. Falamos sobre isso aqui. 

A gente conta aqui a trajetória da primeira pilota a comandar voos da Middle East Airlines.

A capitã Hoteit é bacharel em matemática pela Universidade Americana de Beirute. Certa vez, um colega mostrou a ela um jornal que tinha uma charge sobre a MEA recrutar pilotas do sexo feminino, e disse a Hoteit “se as mulheres não são capazes de dirigir um carro, como serão capazes de pilotar um avião?”. A fala sexista do colega incomodou a mulher que, ao sentir-se desafiada, tornou-se a primeira pilota da Middle East Airlines.

Rola Hoteit competiu com outros dois mil candidatos e provou à sociedade que as mulheres são tão capazes quanto os homens, sem restrições ou suposições culturais, já que foi uma das nove pessoas selecionadas – sendo ela a única e primeira mulher pilota da história do Líbano. 

A primeira viagem dela teve destino a Jordânia, em Amã, em 2010. Entre os passageiros a bordo, estava o ex-primeiro-ministro Tammam Salam, olha a responsa!

Com o exemplo de Rola, outras mulheres foram incentivadas a fazer o mesmo. E assim, agora o Líbano conta com seis mulheres pilotando aeronaves na companhia aérea nacional.

Tiremos o chapéu para essas mulheres corajosas, que são referência para muitas moças do mundo árabe e também de outros continentes!

Clique aqui e veja os 5 melhores canais do YouTube sobre cultura árabe!

Sobre o Autor

Avatar

Vinda de família libanesa, Stephanie Haidar cresceu ouvindo falar da cultura e história do Líbano. Aos 22 anos aventurou-se a explorar o país por conta própria e apaixonou-se, o que a incentivou a voltar ano seguinte para conhecer ainda mais e compartilhar com os leitores do Partiu Líbano as dicas, experiências e informações essenciais para uma viagem inesquecível!

Matérias relacionadas