Netflix é um famoso serviço de streaming que oferece filmes populares, programas de TV e documentários que os usuários podem assistir pela internet. São mais de 100 milhões de membros em 190 países.
A Netflix tornou-se o passatempo favorito das pessoas, oferecendo-lhes uma ampla gama de títulos de todos os gêneros, e para quem não sabe, o catálogo varia de um país para outro.
Agora, você sabia que existem títulos libaneses no catálogo brasileiro da Netflix? Pois é! Olha só:
Al Hayba
Al Hayba é uma série de televisão dramática libanesa dirigida por Samer Barqawi e estrelada pelo sírio Taim Hasan e a libanesa Nadine Nassib Njeim. Foi lançada durante o mês de Ramadan, em 2017. O show é criado pela Sabbah Brothers (Cedars Art Production).
“Al Hayba” é uma área localizada nas fronteiras entre a Síria e o Líbano. Jabal e sua gangue Sheikh El Jabal controlam o comércio de armas e o contrabando nas fronteiras. Jabal e sua família levam um estilo de vida moderno, no entanto, ele ainda confia nos costumes tradicionais da gangue para resolver conflitos e afirmar autoridade. A família recebe a notícia da morte de seu filho Adel, que fugiu para a França há mais de 15 anos por causa de uma vingança. Eles não receberam nenhuma notícia dele nos últimos 10 anos. O corpo de Adel volta agora à fronteira, acompanhado por sua esposa e filho único que ele batizou com o nome do irmão Jabal.
Já pensou se os personagens da série FRIENDS fossem libaneses? Clique aqui e veja!
Um grande plano
Em inglês “Very Big Shot”, e no árabe “Film Kteer Kbeer”, o filme é do diretor Mir-Jean Bou Chaaya.
Estrelado por Alain Saadeh, Fouad Yammine, Wissam Fares e Alexandra Kahwagi, conta a história de um pequeno traficante libanês que manipula maliciosamente a opinião pública com a ajuda de um cineasta subestimado, na intenção de contrabandear drogas através das fronteiras.
Curte cinema libanês? Veja aqui alguns títulos antigos do Líbano!
Em outros meios
Fora da Netflix, é possível encontrar o filme O Insulto, que foi indicado ao Oscar de melhor filme em língua estrangeira.
A produção libanesa traz o conflito entre um cristão libanês e um refugiado palestino. A discussão começa em uma rua de Beirute, e vai parar na Suprema Corte.
O longa rendeu um prêmio no Festival de Veneza de 2017 ao ator Kamel El Basha.
Disponível para aluguel no Now, Google Play, YouTube, e iTunes.