Para marcar o 75º aniversário da independência do Líbano, o artista libanês Nabil Nahas foi convidado a criar a imagem do novo selo comemorativo do LibanPost.
O artista, erradicado em Nova York desde 1973, retratou um Cedro que representa a esperança do povo libanês.
Foram produzidas 100 mil unidades do selo, que viajará com cartas e encomendas. Já a pintura original foi leiloada no Museu Sursock, em Ashrafieh, em novembro do ano passado. Toda a renda da obra original foi revertida às famílias das vítimas da batalha de Arsal, em 2014.
O novo selo integra a série de selos honorários do LibanPost, e comemora os esforços dos cidadãos libaneses para elevar o nome do país, além de celebrar a diversidade do povo.
Sobre o artista
Nascido no Líbano, Nabil Nahas foi criado no Cairo e em Beirute. Frequentou a Universidade Estadual de Louisiana, nos EUA, e também a Universidade de Yale, onde teve a oportunidade de conhecer pintores contemporâneos que o influenciaram a mudar-se para NY após a graduação.
Atualmente vive e trabalha em Nova York, mas ainda passa bastante tempo em sua terra natal, o Líbano. Nahas expôs inúmeras obras nos EUA e no exterior nas últimas três décadas. Trabalhos foram expostos no Metropolitan Museum of Art, em Nova York; Tate, em Londres; e no British Museum, também em Londres, entre outras instituições internacionais.
Em 2013, recebeu a Ordem Nacional do Cedro por serviços à cultura libanesa, uma honra raramente concedida a artistas visuais.
Clique aqui e conheça o artista que transforma a moeda libanesa em obra de arte!