Você sabia que o Brasil, em toda sua história, só tem dois cidadãos que se tornaram Ministros de Estado em outro país? Pois é. E pra quem acha que um raio não cai duas vezes no mesmo lugar, é melhor ficar atento. Porque o raio caiu não só no mesmo país, como na mesma família.
Desde 31 de janeiro passado, Hassan Mourad, brasileiro de 43 anos, nascido em São Paulo e criado no Líbano (porém com muitas vindas ao Brasil durante sua vida), foi nomeado para o cargo de Ministro do Comércio Exterior do Líbano. Seu pai, Abdul Rahim Mourad, libanês naturalizado brasileiro, também foi Ministro de Estado do Líbano em 1994.
Hassan Mourad está no Brasil pela primeira vez para tratar de assuntos políticos de interesse tanto do Líbano como de sua terra natal. Na noite do último sábado, 27/04, o Cônsul Geral do Líbano no Rio de Janeiro, Sr. Alejandro Bittar, abriu as portas da residência oficial para receber, juntamente com convidados da colônia libanesa, o Ministro líbano-brasileiro e uma comitiva de 20 empresários libaneses para o lançamento do “Líbano Fest”.
Na ocasião, Mourad se disse orgulhoso de poder vir ao Brasil para tratar de assuntos relacionados ao Líbano.
“Me sinto orgulhoso de poder vir ao Brasil não para tratar de assuntos pessoais, como nas viagens anteriores, mas para tratar de assuntos relacionados ao Líbano e do interesse dos libaneses de lá e também dos que vivem aqui.”
“É importante que a colônia libanesa no Brasil fortaleça os laços com o Líbano e a melhor forma de fazer isso é através do registro nos consulados. O Líbano quer que os filhos da diáspora sejam cidadãos libaneses”, acrescentou.
Clique aqui e veja como é simples solicitar sua cidadania libanesa!
O Líbano Fest é um festival gastronômico que aconteceu entre os dias 25 e 29 de abril no Rio de Janeiro onde restaurantes típicos de comida árabe montaram cardápios exclusivos para o festival. No dia 28/4, no Clube Monte Líbano, aconteceu a Líbano Expo Food, onde a comitiva de empresários libaneses que vieram ao Brasil acompanhando o Ministro pôde expor seus produtos e começar a pavimentar uma via para o comércio deles aqui no país. Falamos sobre o evento aqui.
Encerrando o festival, a Câmara de Comércio Líbano Brasil no Rio de Janeiro, promoveu no último dia um Seminário Empresarial de Comércio Exterior com o tema “Desafios e Oportunidades de Negócios entre Brasil e Líbano” na Federação das Câmaras de Comércio Exterior.
Ao que tudo indica o Projeto Rio Beirute vem de fato cumprindo o seu papel: estreitar ainda mais os laços entre Brasil e Líbano.
Clique aqui para curtir a página Made in Líbano no Facebook!