Lembra da cantora Dua Lipa?
Você sabia que ela é filha de pais refugiados?
Pois é. Nascida em Londres, Dua Lipa é filha de pais kosovar-albaneses. Eles fugiram do conflito e da instabilidade política nos Bálcãs em 1992. Quando a cantora tinha 11 anos, a família voltou para o Kosovo. Ao retornarem, as oportunidades e a segurança estavam sendo retomadas na região.
E o que isso tem a ver com o Partiu Líbano?
Bom, Dua Lipa visitou essa semana o nosso querido Líbano, e lá encontrou-se com crianças e jovens refugiados, apoiados pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). Muitos dos atendidos estão há 8 anos afastados da Síria por conta de conflitos.
A cantora disse se identificar com as histórias que ouviu, já que passou por situação semelhante.
“Isso é pessoal para mim. Meus pais fugiram de uma região afetada por guerra e construíram uma vida em um novo lugar. Cada criança refugiada que conheci tem pais como os meus, que tentaram tomar as melhores decisões para suas famílias.”
Vencedora de prêmios Grammy, Dua Lipa visitou projetos implementados no assentamento informal de Terbol, no Vale do Bekaa.
“A coisa mais poderosa que vi foi esperança.”
Atualmente, o Líbano acolhe mais de 1 milhão de refugiados sírios. Destes, cerca de 500 mil são crianças, e muitas delas enfrentam violência e exploração. Dua Lipa conta uma das histórias que mais a tocou durante a visita:
“Em Terbol, conheci uma jovem incrível chamada Yazee. Ela tem quinze anos. Ela sonha em um dia voltar para a Síria e começar um negócio de maquiagens. Apesar de todas as desculpas que ela poderia ter dado para desistir, ela está todos os dias estudando, praticando e aprendendo sua função para um dia transformar seu sonho em realidade.”
Outro local visitado pela cantora durante a estadia no Líbano foi o acampamento palestino Burj el Barajneh, onde passou um tempo com crianças palestinas que são atendidas por psicólogos e assistentes sociais, além de outras atividades para o desenvolvimento infantil.