Partiu Líbano

Beirute recebe exposição sobre obra de Niemeyer

Foto: Wassim Naghi

Pouca gente sabe, mas a estrutura da Feira Internacional de Trípoli, no Líbano, foi projetada pelo arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer, na década de 60!

Foi o governo libanês quem contratou Niemeyer em 1962 para projetar o complexo, que a princípio seria de feiras internacionais na cidade de Trípoli. O empreendimento tem 15 edifícios e uma área de aproximadamente 500 mil metros quadrados. A obra é considerada patrimônio cultural brasileiro!

Agora, os interessados em arquitetura podem saber um pouco mais sobre o projeto: essa obra será tema de uma exposição no Centro Cultural Brasil-Líbano, em Beirute, entre os dias 6 e 28 de fevereiro!

O público terá a oportunidade de ver fotos da obra em vários estágios, objetos, e documentos referentes à construção, como maquete, cartas e escultura.

A inciativa tem como objetivo chamar a atenção para a necessidade de manutenção e utilização pública do espaço, que não foi concluído em função do início da Guerra Civil do Líbano, em 1975.

Após a paralisação da obra, o local foi usado para fins militares. Atualmente, é aberto à visitação.

Clique aqui e veja a nova Biblioteca Nacional do Líbano, fechada desde a Guerra Civil!

Quem realiza a exposição sobre a obra de Niemeyer no Líbano é o Centro Cultural Brasil-Líbano e a embaixada do Brasil em Beirute, além da colaboração com a empresa Wassim Naghi Architects e a Niemeyer Heritage Foundation Tripoli.

No período da exposição, serão exibidos dois documentários: “Niemeyer 4ever”, que trata da obra do arquiteto no Líbano, no dia 13 de fevereiro, às 19 horas. O filme é do diretor Nicolas Khoury, que estará presente na exibição. Já documentário “A vida é um sopro”, com biografia de Niemeyer, dirigido por Fabiano Maciel, será exibido em 19 de fevereiro, às 20h.