Os dados
O Anuário do Vaticano fornece um panorama global de cada ano sobre a composição das populações dos países e religiões dos habitantes, com tabelas, projeções de mudanças futuras nos índices, etc.
No caso do Líbano, é levado em consideração as diversas mudanças da consistência percentual dos diversos componentes religiosos do país, baseado nos fluxos de emigração e imigração, além de alterações nas taxas de natalidade em cada comunidade religiosa.
Entre 1975 e 2011, o número de libaneses que deixaram o Líbano foi de mais de 1 milhão e meio. Deste total, 46% eram cristãos e 54% muçulmanos.
Outro fator que colaborou para o declínio cristão no país foi a taxa de emigração cristã durante a Guerra Civil – tendência que foi interrompida entre 1984 e 2011.
Estabilidade
De acordo com os relatórios, a população cristão permaneceu estável no Líbano nos últimos dois anos, e a projeção é de que aumente nos próximos anos, atingindo percentual de 41%.
Para o ano de 2045, estima-se que a população libanesa será superior a cinco milhões de habitantes, com um percentual de um 41,12% de cristãos e 58,87% de muçulmanos.