Muito se fala sobre viver no exterior, e os países onde isso é possível. Para morar no Líbano é necessário um visto de permanência, ou então uma cidadania libanesa. Mas como obtê-la?
O processo é bastante simples e o melhor: gratuito. A única questão é que existem pré-requisitos.
O que te torna apto?
- Ser estrangeira, mas casada com libanês.
- Ser descendente de libaneses por parte de pai.
Pois é! A descendência libanesa só é transmitida pelo lado paterno! Por isso, se seu pai ou avô paterno forem libaneses, você tem direito à cidadania.
As autoridades trabalham para que, num futuro próximo, sejam aceitas solicitações de descendentes maternas! Vamos aguardar, né?
Eu faço o requisito! E agora?
Basta ir ao Setor Consular de qualquer estado brasileiro que integre a Jurisdição e solicitar seu documento.
Fazem parte da Jurisdição os estados de São Paulo; Paraná; Santa Catarina; Mato Grosso; e Rondônia.
Em São Paulo, o Consulado do Líbano fica na Avenida Paulista, nº 688, 16º andar.
Outra forma de obter o documento é pela Ferramenta Nacionalidade Libanesa, que permite que todo o processo seja feito através da plataforma. Muito fácil, prático, e o melhor: GRÁTIS!
Quem também dá toda a assistência aos candidatos à cidadania libanesa é a Fundação Cristã da Diáspora Libanesa. Você pode solicitar o atendimento deles gratuitamente clicando AQUI!
Documentos necessários
O processo de cidadania é de certa forma simples, mas você precisará entregar alguns documentos. Por exemplo, cópia do registro civil libanês do último libanês ou descendente que tenha a cidadania; Certidão de casamento dele e identidade da esposa; Certidão de nascimento dos filhos; Certidão de casamento dos filhos e identidade da(s) esposa(s);
Também podem pedir certidão de nascimento dos netos; Certidão de casamento dos netos e identidade da(s) esposa(s), assim por diante; Certidões de óbito de todos os falecidos para regularizar o registro da família toda, então esteja preparado para ir atrás de tudo isso e apresentar às autoridades!
E pra quê serve a cidadania?
Com o documento de Cidadania Libanesa em mãos, o portador passa a ter direitos financeiros e empresariais, além de poder comprar propriedades no Líbano e trabalhar no país. O cidadão também passa a ter direito à educação básica (o Líbano tem as melhores escolas e universidades!), saúde, previdência social, e direitos políticos! Fora que, sendo cidadão libanês, você preserva as suas raízes libanesas e conecta-se com a pátria-mãe dos seus antepassados.
Tirada a cidadania, que tal aprender árabe? Veja aqui como estudar pelo Skype!