Uma das mais belas cidades do Líbano, Byblos, abriga um Museu de Cera que traz a história não apenas do país, como da civilização em geral: desde a era da Fenícia até os tempos modernos.
Inaugurado em 1970, o local traz grandes destaques como a escultura do famoso autor libanês Gibran Khalil Gibran, a representação da revolta no tempo em que o Líbano era dominado pelos Otomanos, e a estátua de Alexandre, o Grande.
Não espere esculturas perfeitas e novas. As peças não são tão realistas quanto as do Madame Tussauds, por exemplo, e o museu é pequeno. Mesmo assim vale a pena visitar e conferir a história e tradições do Líbano.
O local também conta com representações de casamentos antigos, vida rural no Líbano, líderes libaneses, artistas locais, cientistas, e criaturas da mitologia. É como uma “cápsula do tempo” libanesa.
Ah, e as descrições das estátuas são dadas em três línguas: árabe, francês e inglês.
O Museu de Cera fica dentro de uma construção antiga e simples, na região do Mercado Velho de Byblos, ou seja, é um dos principais pontos turísticos do país e que merece ser visitado.
Para visitar o museu é cobrada uma taxa de L.L. 8.000, o equivalente a US$ 5,00, e o local funciona de segunda-feira à domingo, das 9h às 18h.